sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A MORTE DE ZUMBI.

Os negros que vinham da África para serem comprados por senhores poderosos e trabalharem em suas terras como escravos, não agüentavam mais. Trabalhavam, trabalhavam, e eram muito maltratados: as crianças eram separadas dos pais, as mulheres tinham que se entregar ao senhor que as quisesse, os homens sofriam chibatadas no tronco por qualquer motivo... Um horror!
Sua ânsia de liberdade – quem não tem? – levou-os, pouco a pouco, a fugirem das senzalas. Mas como não tinham nada seu, nem lugar que os acolhesse, subiam a montanha e ali se refugiavam. Agora ia um, daqui a pouco outro, depois mais outro. Iam primeiro os homens, depois as mulheres e crianças...
No início tinham falta de tudo e, para conseguirem comida, à noite desciam da montanha sem serem percebidos e roubavam.
Porém, com o tempo, foram se organizando: cercaram o território, cultivavam a terra como podiam, levantavam casas. Os homens tinham também, e principalmente, a função da defesa e da guerra. Foi assim que nasceu a comunidade negra dos Palmares.
Viviam para sua liberdade e daqueles que continuavam a sofrer a amargura da escravidão. Por isso infiltravam nas senzalas alguns partidários da fuga, que recebiam informações do Quilombo dos Palmares e ajudavam a quem quisesse fugir.
Era um grande risco! Sempre que um negro escapava, o senhor da casa grande mandava o capataz com seus homens numa verdadeira caça ao escravo. E se o coitado fosse apanhado... eram nove dias e nove noites amarrado ao tronco, sendo chibateado.
Ora, toda comunidade precisa de um líder. Os Palmares elegeram Zumbi, o senhor da força e da lei. Era a ele que competia à organização militar e fazer cumprir as leis tradicionais da nação negra.
Zumbi dos Palmares era um rei, o primeiro rei negro das Américas. Todos o respeitavam; todos o admiravam. Bem, todos os negros, é claro, porque os brancos passaram a temer o seu poder vê a sua influência sobre os que permaneciam escravizados.
Por várias vezes foram organizados exércitos que investiram contra os Palmares. Queriam acabar com Zumbi, o senhor da força e da lei. Porém, os Palmares resistiam bravamente. Mas um dia tudo mudou: um grande exército comandado por oficiais brancos, peritos na arte da guerra, cercou o Quilombo dos Palmares.
Zumbi e os seus resistiram com todo o vigor e a vontade que existiam dentro de si. Lutavam, lutavam, atingiam o inimigo, mas este sempre se recompunha, até que os Palmares, cercados, sentiram que quase não tinham resistência. Estavam quase sem forças. Enfim, o exército invadiu os Palmares com um único objetivo: liquidar Zumbi.
Eles derrubaram casas, prenderam muita gente e...feriram Zumbi. Porém, um rei não se deixa derrotar. Nenhum homem poderia se orgulhar de matar o senhor da força e da lei. Estava ferido, sim, mas o coração continuava batendo pelo seu povo. Ele subiu ao ponto mais alto dos Palmares, ergueu a lança no ar e gritou sua última ordem.
- Não se deixem vencer. Um dia toda nação negra será livre!.
Seu corpo elevou-se e voou para o abismo como um pássaro em sua viagem de liberdade para o infinito...

Nenhum comentário: