quarta-feira, 19 de agosto de 2009

QUEM TEM FOME TEM PRESSA.


Não temos nas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante dos problemas do mundo , temos nossas mãos.
Confesso a vocês que fiquei um pouco mexida depois de ouvir o depoimento de uma mãe que, durante 15 dias apareceu nos diversos meios de comunicação a procura de notícias sobre seu filho que havia desaparecido durante uma escalada num monte em África. O discurso dela era sempre o mesmo, do filho economista brilhante que estava dando a volta o mundo para conhecer de a pobreza de perto. Só então estaria apto a escrever sua tese de doutorado.
Desde então, palavras desta senhora não me saem da cabeça.
Eu fico me questionando:
-Será que realmente é necessário dar a volta ao mundo para conhecer a pobreza de perto?
-Será que o que se diariamente vê no Brasil, quando abrimos a nossa janela,não é suficiente ?
Eu sou professora formada e desde que resolvi sair do Rio de Janeiro para morar na região serrana fugindo da violência que estou desempregada. Hoje eu só como quando tenho dinheiro para comer: passo dias comendo pão com manteiga. Isso, é claro, não me tira a vontade de viver e nem as minhas esperanças, afinal quem escolheu viver aqui fui eu.
Mas será que quem está com fome vai ter tempo para esperar?
Como dizia o sociólogo Betinho, quem tem fome, tem pressa.
Penso que para escrever sobre a pobreza não precisa viajar pelo mundo, basta que, para isso, tenha passado somente um dia de fome. A fome não espera por viagens, por relatórios, por discussões e por soluções a longo prazo.
Lembrando que falar da fome nem sempre é falar da falta de comida na mesa e sim de uma oportunidade de trabalho para que o homem possa exercer de forma digna o cumprimento de seus atributos ao fim do mês.
Se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, estaremos contribuindo para um mundo com menos injustiças sociais. Se falta dinheiro para fazer uma doação, faça-o com um prato de comida que seja, mas faça. Ou use o seu dom doando um dia da semana em benefício dos mais desasistidos. São inúmeras formas de ajudar.
Quem sabe se não vai estar ai o sentido que tanto procura para a sua vida ?

Pense nisso.

Saudações Florestais !


Nenhum comentário: